Links
Sobre mim
Olá! Meu nome é Fernando Xavier, um cara apaixonado por ajudar as outras pessoas a se desenvolverem. Atualmente, equilibro minha atuação como professor universitário na UniFacens com o desafio de ser funcionário do Banco do Brasil, onde trabalho na Unidade de Inteligência Artificial e Analítica. Minha rotina é movida pela tecnologia, seja desenvolvendo projetos de IA e Analytics ou contribuindo para a formação de novos talentos na área.
Em 2025, completei 25 anos de carreira na área da TI, mas meu primeiro emprego foi em 1993 e desde então só fiquei um ano sem trabalhar. Então, já são mais de 30 anos de experiência profissional.
Vocês já devem saber, mas para atuar com TI precisamos nos atualizar constantemente e comigo não foi diferente. Para mim isso não é um problema, pois adoro estudar. Por isso, investi muito na minha qualificação acadêmica:
- (2004) Ciência da Computação pela UNICAMP
- (2015) Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela UFF
- (2016) Mestrado em Informática pela UNIRIO
- (2022) MBA em Análise de Dados com BI e Big Data pela Universidade Cruzeiro do Sul
- (2023) Doutorado em Engenharia da Computação pela USP
- (2024) Especialização em Arquitetura de Dados pela PUC-MG
Também já realizei cursos livres por diversas instituições e sempre busco algum curso novo quando quero aprender algo novo. Mas, para cursos de pós-graduação, parei na última que fiz. Quem tiver curiosidade dos motivos pode me perguntar em aula.
Trabalhei em empresas de diferentes portes e setores de atuação. Uma coisa muito legal da nossa área é que podemos atuar em qualquer ramo empresarial. Para quem gosta de aprender coisa nova, como eu, isso é ótimo.
Boa parte da minha carreira profissional foi como empreendedor. Minha empresa existiu por pouco mais de 10 anos e muito do que sou hoje é fruto desse tempo. Na minha empresa fizemos projetos de diversos tipos para empresas dos mais variados setores. Por muito tempo, eu implantava e dava consultoria de um sistema de gestão integrada (ERP) de código aberto. Também dei cursos e fui mentor de diversas equipes de TI pelo país.
Foi uma época de enorme aprendizado para mim, embora não tenha ficado rico como pessoas próximas a mim que construíram negócios bilionários. Se você chegou até aqui e quer saber que empresas são essas, me pergunte em sala de aula.
Depois que resolvi voltar para a vida de CLT, estive como terceirizado na Petrobras e depois como contratado em projeto da ONU Meio Ambiente. Ao mesmo tempo, também tive a minha primeira experiência como professor universitário.
Depois de uma pausa para focar no doutorado, voltei ao mercado de trabalho como Engenheiro de Dados na TOTVS e só saí quando fui convocado para tomar posse no Banco do Brasil.
Olhando para trás, foi uma longa jornada, mas a motivação se renova a cada dia. Contei um pouco mais dessa jornada de 25 anos de TI nesse post aqui: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7304622052022353920/.
Claro que não apenas trabalho ou estudo. Gosto de estar com as pessoas, viajar e descobrir locais novos. Em 2024 me apresentaram o mundo das corridas de rua e já são mais de 20 corridas realizadas (e contando...). No momento, quero melhorar meu tempo nos 5KM e me acostumar com a distância dos 10KM. Para 2026, estou com outros desafios em mente. Se alguém chegou até aqui, me pergunte que desafios são esses caso tenha curiosidade.
É isso. Ser professor é uma das grandes alegrias da minha vida e me sinto honrado pela missão de contribuir para o desenvolvimento de vocês. Se tiverem vontade de aprender, sempre terão em mim um parceiro.
Contem comigo.
Abraço,
Fernando Xavier